Com novas metas e recompensas, a campanha reflete o crescimento do Querido Diário nos últimos anos e o atual cenário de desfinanciamento de projetos de código aberto.


A campanha de crowdfunding do Querido Diário (QD) no Catarse está de cara nova! Agora, ela tem informações atualizadas sobre os projetos que utilizam o QD e os custos para manter a plataforma no ar, além de novas metas e recompensas que devem atrair diferentes públicos interessados em doar mensalmente para o QD.

O Querido Diário é um projeto de software livre que agrega dados publicados em diários oficiais de municípios brasileiros, deixando essa informação fácil e acessível para a população. Atuamos na lacuna deixada pelos governos no que diz respeito a dados abertos de diários oficiais: de pouco em pouco libertamos e deixamos um pouquinho mais de informações públicas acessíveis explica Haydée Svab, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil (OKBR).

A campanha de financiamento coletivo recorrente no Catarse foi criada há cinco anos, como uma forma de buscar a sustentabilidade do projeto. Desde então, ela já passou por diferentes atualizações. A última, ocorrida em 2024, trouxe novas recompensas, como a publicação impressa do Índice de Dados Abertos para Cidades 2023 (ODI Cidades) e um desconto de 20% na matrícula e nas mensalidades da pós-graduação e demais cursos da FESPSP.

No entanto, esta é a primeira vez que a campanha é totalmente reformulada, tendo tanto a sua descrição como as metas atualizadas.

A cada cidade que entra na plataforma, a cada dia a mais de coleta, comemoramos por concretizar nossa missão, mas também sabemos que significa um custo maior para manter o QD vivo. Só que não somos o Estado, não arrecadamos impostos, não temos fonte perene de receita e precisamos da ajuda da comunidade para seguir nessa jornada. Temos pessoas voluntárias – que são incríveis –, mas também precisamos de contribuição financeira. Sem isso, o projeto provavelmente perecerá, diz Haydée.

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Novas metas

Com a reformulação, a primeira meta de financiamento passa a ser da ordem de R$ 7 mil/mês. Esse valor cobre somente a infraestrutura (servidores para armazenamento, processamento de dados, etc.) que sustenta toda a atual operação do Querido Diário, que é feita por meio de robôs raspadores.

Um robô raspador acessa diariamente o diário oficial de um município e registra continuamente as informações ali contidas. Depois de feita a coleta dos dados, é preciso processá-los (aplicar tratamentos sobre os arquivos originais obtidos) e disponibilizá-los, permitindo o acesso e a pesquisa nos conteúdos armazenados.

Hoje, a plataforma abrange 522 municípios, o que significa uma população impactada de quase 65 milhões de pessoas (aproximadamente um terço da população brasileira).

A segunda meta de financiamento é de R$ 17 mil/mês. Com esse valor, será possível, além de custear a infraestrutura, sustentar a equipe e a comunidade que atualmente trabalha no desenvolvimento do projeto, solucionando problemas de navegação, fazendo a manutenção dos robôs raspadores e abrindo dados de mais cidades no site.

Por fim, a terceira meta de financiamento é de R$ 25 mil/mês, que cobriria os gastos anteriores, com uma equipe de desenvolvimento mais robusta, equipe de comunicação e de gestão de comunidade para apoiar em ações como a produção de conteúdos que utilizem o QD como fonte de dados e formação em dados abertos com uso do QD, potencializando o seu impacto social, tecnológico e científico.

'Disponibilizar os gastos que temos para manter o Querido Diário no ar também é uma novidade da Campanha – inclusive algo que muitas pessoas já nos pediam antes. Para nós, é importante garantir a transparência nesses valores', diz Haydée.

Atualmente, a campanha no Catarse arrecada cerca de R$ 1 mil por mês e conta com 27 apoiadores. 'Nosso foco atual é na meta 1. Sabemos que atingi-la ainda está distante, por isso, precisamos de muita ajuda para divulgar a campanha, para que ela atinja mais pessoas. Quanto mais gente ajudando, menor o valor necessário por pessoa', explica.

Se nosso trabalho é de formiguinha, precisamos de um formigueiro todo mobilizado neste momento, para que possamos continuar mantendo no ar essa plataforma que combate a desinformação, fortalece a transparência e promove a cidadania, acrescenta a diretora-executiva.

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Novas recompensas

As novas recompensas da campanha foram pensadas para atrair públicos diversos que podem se interessar e se beneficiar de uma plataforma como a do Querido Diário, como jornalistas, pessoas programadoras, gestoras ou servidoras públicas, pesquisadoras ou conselheiras.

Uma parceria com a Editora Ubu disponibilizou um cupom de desconto de 20% na compra de títulos da editora, além de seis exemplares de livros da Coleção Exit, que versam sobre temas do mundo contemporâneo, como os impactos do capitalismo tardio, as transformações nas relações sociais e os efeitos das tecnologias digitais.

Há ainda outros livros disponíveis, como Anonymous Brasil: poder e resistência na sociedade de controle, do jornalista Murilo Bansi Machado; Copyfight: pirataria & cultura livre, do jornalista investigativo Adriano Belisário e do pesquisador Bruno Tarin; e Apolinária, da jornalista Bianca Santana.

Também foram incluídos novos produtos da Open Knowledge Brasil (OKBR), como ecobags e camisetas com frases exclusivas sobre dados abertos e democracia. E, para quem pretende estar na 10ª edição da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.Br), nos dias 18 e 19 de outubro em São Paulo (SP), é possível adquirir o ingresso do evento por meio da campanha – ajudando assim a manter o Querido Diário no ar.

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