A partir da formação de um GT voltado para implementação de melhorias no site do Querido Diário, outros dois grupos foram criados: o GT de Raspadores e o de Processamento de Dados.
A comunidade do Querido Diário no Discord é composta por pessoas de diferentes campos e perfis. Como a arquitetura do QD envolve diversas áreas, é possível contribuir de várias maneiras e, para agregar pessoas com interesses em comum, recentemente começamos a organizar a comunidade em grupos de trabalho.
O objetivo é que a diversidade possa ser melhor aproveitada com a proposta de tarefas focadas em três objetivos gerais: realizar melhorias de manutenção e planejamento do site, formação da comunidade de raspagem de dados e tornar a infraestrutura de processamento de dados mais robusta. Esse texto é para quem está chegando agora e quer saber um pouco mais sobre o que está acontecendo, o que é cada GT e como é possível se engajar em algum deles. Vamos?
O que são e como funcionam os Grupos de Trabalho (GTs)?
Um grupo de trabalho é um grupo de pessoas trabalhando juntas para alcançar objetivos específicos (Wikipédia).
Os grupos de trabalho da comunidade do Querido Diário seguem essa mesma abordagem, e cada um tem suas metas e objetivos próprios. Qualquer pessoa da comunidade que tenha interesse pode participar dos grupos. Não é obrigatório que todos tenham o mesmo 'nível' de conhecimento, mas que os objetivos estejam claros e sejam comuns a todos. Além disso, cada pessoa ou algumas pessoas, se responsabilizam por uma ou mais tarefas.
O caráter é de troca, as pessoas se engajam nas tarefas, interagem entre si e com as pessoas mantenedoras do projeto para compartilhar conhecimentos. Cada grupo está sendo diretamente acompanhado por uma pessoa da equipe de Inovação Cívica da OKBR, para dar apoio no que for necessário na execução das atividades.
Calendário da comunidade.Com as várias novas atividades que surgiram e reuniões periódicas acontecendo no servidor, percebemos a necessidade de deixar tudo visível em algum local. A solução encontrada foi disponibilizar um calendário público, https://go.ok.org.br/agenda-comunidade, por onde é possível acompanhar todas as atividades previstas, dia e horário.
GT de Frontend
Esse foi o primeiro grupo formado, com o objetivo de melhorar o site do Querido Diário. Quem está à frente deste GT é o Pedro Guimarães (@tigreped) e a organização das ações e documentos importantes estão sistematizados neste quadro no GitHub. Atualmente, o grupo de pessoas engajadas está focado em compreender o perfil dos usuários e implementar melhorias na usabilidade do site. O GT aceita contribuições de diferentes áreas, tais como:
- Comunicação (criação de texto, produção de conteúdo, revisão de textos, etc.)
- Designer de Experiência de Usuário (Designer de produto / Pesquisador UX)
- Designer gráfico / identidade visual
- Programador Frontend (CSS, HTML, Angular, React, Javascript, etc.)
As reuniões síncronas deste GT acontecem quinzenalmente, às segundas-feiras, a partir das 18h. O canal de conversas assíncronas é #qd-frontend, no Discord. O repositório principal é querido-diario-frontend.
GT de Raspadores
Esse grupo é acompanhado pela Juliana Trevine (@trevineju) e tem como principal objetivo trocar conhecimento sobre revisão do código de raspadores de sites. O GT parte desta atividade, pois a maior parte dos integrantes já passou pela experiência de desenvolver raspadores em outras atividades promovidas pela OKBR. Mas há também espaço e tarefas para quem tiver interesse em começar e, no GT, vão encontrar outras pessoas mais experientes que podem ajudar.
Além disso, busca mapear os sistemas replicáveis de publicação de diários oficiais. Para entender melhor esse conceito, leia mais sobre os desafios da raspagem de dados para o QD. Já o passo-a-passo para mapear um município e desenvolver seu raspador está explicado no post "Entenda como analisar sites oficiais para raspagem de dados".
Para participar do GT, pessoas interessadas precisam saber:
- Programação em Python
- Contato com raspagem de dados e, preferencialmente, com o framework Scrapy
O GT de Raspadores se reúne semanalmente, toda terça-feira, a partir das 18h. As atividades são registradas em uma ata permanente e as discussões assíncronas acontecem no canal #qd-raspadores. O principal repositório no GitHub é querido-diario, vinculado ao quadro de expansão de cidades. O GT também possui uma ata unificada, que é atualizada a cada reunião síncrona.
GT de Processamento de Dados
O GT de Processamento de Dados é acompanhado por Giulio Carvalho (@ogecece). Muita gente tem participado das reuniões síncronas com o objetivo de nivelar o conhecimento acerca desta área do projeto:
Para acompanhar as discussões é importante ter interesse nas seguintes áreas:
- Engenharia de Dados (modelagem, orquestração, etc.)
- Infra/DevOps (kubernetes, CI/CD, etc.)
- Backend (FastAPI, Django, Opensearch/Elasticsearch, Postgres, etc.)
As reuniões síncronas são quinzenais, toda quarta-feira, 18h. A conversa assíncrona acontece no canal #qd-backend e o principal repositório no GitHub é o querido-diario-data-processing.
O que vem por aí…
Os GTs tem objetivos específicos e duração limitada. Eles surgiram com o objetivo de testar essa dinâmica de interação, fomentando o engajamento da comunidade como um todo e possibilitar mais avanços com o projeto. Além das reuniões síncronas de cada GT, a reunião de pessoas mantenedoras do Querido Diário é uma boa forma de se inserir na comunidade e ficar atualizado do projeto como todo. Esses encontros acontecem uma vez por mês, sempre na última quinta-feira, a partir das 18h, também no Discord da OKBR.
Ao que tudo indica, a dinâmica de GTs tem funcionado. Depende sobretudo do interesse e engajamento das pessoas da comunidade. As possibilidades são amplas e estamos apenas no começo! 🚀